IMPRESSÕES PERIFÉRICAS

IMPRESSÕES PERIFÉRICAS

IMPRESSÕES PERIFÉRICAS por Rafael Fernandes

 

No próximo sábado estreia THE FACE OF BALL, uma obra performática audiovisual, um filme, um happening, um baphão.

A obra é resultado de uma residência artística realizada no Entrando na Dança com 11 jovens e potentes artistas LGBTQIA+.

Esta edição chama-se Queer e surge por diferentes caminhos. Primeiro pela minha vivência enquanto bicha do subúrbio carioca que na juventude batia ponto na 1.140 (só quem viveu sabe!) e em como isso reverberou na construção dos meus posicionamentos e preferencias políticas, artísticas, culturais e pessoais.

Surge também do acolhimento existente na comunidade LGBTQIA+; da potente vivência que tive/tenho com todes que integraram essa sigla; e na identificação com a força e resiliência que as ditas minorias sociais precisam desenvolver para sobreviver numa sociedade desigual, racista e cisheteronormativa.

O projeto é idealizado em 2016 mas só agora em 2021 se torna realidade. Ele parte da premissa do Entrando na Dança de desenvolver ações artística para e com a população periférica; e se encontra com a potência de uma parcela da população invisibilizada por questões de gênero e sexualidade.

E todos esses elementos culminam e se encontram na escolha da Cultura Ballroom como inspiração artística para a criação da obra, pela sua existência enquanto movimento político, de ocupação de espaços, celebração a diversidade de gênero, sexualidade e raça.

Mas FUNDAMENTAMENTE o Entrando na Dança Queer, assim como a obra The Face of Ball, só foram possíveis peles inacreditáveis artistas envolvides e uma equipe com profissionais talentosíssimos.

Suas vivências, narrativas, dores, fragilidades, histórias, talento, potência, imaginário, disponibilidade, performatividade e existência… Tudo está presente na obra. Pois ela se tornou o reflexo de todes que ali estão.

THE FACE OF BALL relembra e corrobora a importância e a potência do encontro e das diferenças.

===

THE FACE OF BALL é um filme de Blackyva, Caio Mota, Camylla Império, Ciara Império, Father Luky Império,Fehilary, Maylla Eassy, Prince Kill Bill Império, Princese Wallandra, Rebeca Zaa, Tai Cazul.

Acesse a ficha técnica completa aqui!

===

A estreia será on-line no dia 24/04 às 20h nos canais do Facebook, Youtube e Twitch.