Entrando na Dança abre convocatória para Direção Artística e Performer

Entrando na Dança abre convocatória para Direção Artística e Performer

O Entrado na Dança, projeto que nasceu da necessidade de aprimoramento das ações de formação de público do Festival Panorama, se volta para a problemática da escassez e até mesmo inexistência de atividades regulares de dança nos equipamentos culturais das regiões norte e oeste do município do Rio de Janeiro.

As 3 primeiras edições do Entrando na Dança (2009, 2010 e 2011) que funcionaram em formato de mostra/festival levaram diversos espetáculos e atividades formativas em dança contemporânea para periferia carioca como Vila Kennedy, Campo Grande e Marechal Hermes.

Na sua 4ª edição, realizada em 2014, o Entrando na Dança atualiza seu formato pela primeira vez e se torna um projeto de criação e circulação, com foco nas danças urbanas/periféricas. A edição 2014 – Criações Comunitárias, inseriu moradores dos bairros da Penha, Madureira e Pavuna num processo criativo em colaboração com coreógrafos cariocas de renome selecionados pela direção artística do festival.

Em 2021 o projeto retorna em sua 5ª edição, o Entrando na Dança Queer. A edição Queer surge do desejo de trabalhar com 2 vertentes principais: as questões de performatividade de gênero e sexualidade, e a cultura ballroom / voguing.

A edição Queer marca uma segunda atualização no projeto que, na tentativa de democratizar cada vez mais o processo de criação, realiza não apenas como na edição de 2014 uma seleção para intérpretes, mas abre pela primeira vez uma chamada pública para a seleção da direção artística.

As inscrições para direção artística acontecem entre os dias 27 de janeiro e 03 de fevereiro. As pessoas interessadas deverão preencher um formulário com seus dados de identificação, breve currículo artístico, além de anexar uma proposta artística da criação a ser desenvolvida.

Já aqueles que desejam se inscrever como intérpretes / performers além dos dados de identificação e breve currículo devem anexar fotos de perfil e um vídeo curto de dança. As inscrições para esta categoria estarão abertas do dia 27 de janeiro até 05 de fevereiro.

A coordenação do Entrando na Dança Queer, vai levar em consideração na seleção da proposta de direção artística, o currículo da pessoa selecionada, sua vivência corpórea, social, territorial e artística. A seleção des 10 performers que receberão uma bolsa auxílio para participação no projeto será realizada em conjunto com a direção artística selecionada e a coordenação do projeto.

Download: Convocatória Entrando na Dança Queer.pdf