O PROJETO

O Entrado na Dança surgiu em 2009 a partir da necessidade de aprimoramento das ações de formação de público do Festival Panorama, renomado festival de artes do corpo da cidade do Rio de janeiro com 28 anos de atividade.

Por conta da escassez e mesmo inexistência de atividades de dança regulares nos equipamentos culturais das regiões norte e oeste, o Entrando na Dança, inicialmente em um formato de mostra/festival levou nas suas 3 primeiras edições (2009, 2010 e 2011) diversos espetáculos e atividades formativas em dança contemporânea para periferia carioca, passando pelos barros de Campo Grande, Marechal Hermes e Vila Kennedy.

Na sua 4ª edição, realizada em 2014, o Entrando na Dança torna-se um projeto de criação e circulação, com foco nas danças urbanas e periféricas. Na edição 2014 – Criações Comunitárias, os moradores dos bairros da Penha, Madureira e Pavuna foram inseridos num processo criativo, trabalhando com coreógrafos cariocas de renome na criação de espetáculos que utilizaram como inspiração danças populares urbanas com o passinho, o charme e o hip-hop.

Esta edição comprovou o sucesso e a inovação da iniciativa do projeto. Foram mais de 100 inscrições nas audições e os 30 jovens artistas selecionados demonstram uma imensa qualidade artística, disponibilidade e envolvimento. Esses jovens demonstraram que a dança é uma questão identitária e que o projeto conseguiu produzir resultados e mudanças nas suas vidas, em seus corpos, desenvolvendo um importante sentimento de pertencimento social.

O projeto foi um sucesso tamanho que cresceu para se tornar a plataforma educativa continuada do Festival Panorama, e atualmente segue como projeto solo. O Entrando na Dança é um projeto de criação e circulação das artes do corpo de/para regiões norte e oeste da cidade do Rio de Janeiro. Em 2021 o projeto retorna em sua 5ª edição, o Entrando na Dança Queer, com a proposta de construir uma ponte entre o seu foco das suas últimas edições, a população periférica, com a população invisibilizada por questões de gênero/sexualidade.