Divulgação do resultado de seleção – Direção artística

Divulgação do resultado de seleção – Direção artística

A chamada pública para seleção de direção artística da edição 2021 do Entrando na Dança, recebeu a inscrição de artistas e pesquisadores atuantes em distintos contextos e com as mais diferentes experiências. Ao total, recebemos 6 ótimas propostas, mas ao mesmo tempo tivemos um número reduzido de inscrições que tornou o processo de seleção difícil. A edição Queer surge do desejo de trabalhar com 2 vertentes principais: as questões de performatividade de gênero e sexualidade, e a cultura ballroom / voguing.

O formato desta edição é um primeiro exercício de tornar o processo de seleção o mais democrático possível e marca a primeira vez que o Entrando na Dança realiza uma chamada pública para a seleção da direção artística, que anteriormente sempre foi selecionada internamente. O Entrando na Dança é um projeto que sempre priorizou a presença periférica e o intercâmbio de diferentes linguagens artísticas, pois acredita que a troca contribui muito para o processo de criação.

Levando em consideração o currículo, a vivência corporal, social, territorial e artística, além das necessidades e histórico do projeto, a coordenação do Entrando na Dança decide por selecionar a atriz, cantora e compositora Blackyva para a direção artística da edição Queer.

Blackyva, é nascida na favela da Rocinha (RJ), e se investiga por diferentes linguagens e territórios cênicos. Artisticamente tem se utilizado da dramaturgia teatral e musical como forma de expressão. Em 2015 ingressou na Escola de Teatro Martins Penna e no mesmo ano teve oportunidade de se apresentar na Conferência Nacional da Juventude, ao lado de Karol Conká e Emicida em Brasília (DF). Em 2016 participou do movimento Teatro Pela Democracia (RJ), gravando seu primeiro single “Diligência”. No ano seguinte integrou a mesa de debates da GLOBO na FLIP e foi convidada para fazer Co-criação do programa de Lázaro Ramos no Globo LAB 2017. Ainda em 2017 integrou o elenco do espetáculo “A Comédia e a Tragédia da América Latina” apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao lado de Caco Ciocler e Júlia Lemmertz e SELVAGERIA. Em 2018 lança seu projeto “Made In Quebrada” com artistas do Rio Grande do Norte, São Paulo e Bahia, gravado um EP com 5 músicas e 2 clipes lançados. Em 2019 integrou o elenco de Latino América (RJ) e FIM (SP) e também lança o seu primeiro EP solo intitulado #Dichave, onde teve uma de suas canções regravadas por Mc Rebecca.

Entendemos que ao abrir a convocatória surgiram muitas expectativas da cena ballroom, e reafirmamos aqui nosso compromisso de atenção, abertura e escuta aos desejos da cena. Com isso, convidamos como consultor e assistência artística  Diego Cazul, pioneiro da cena no Rio de Janeiro e no Brasil.

Acreditamos e apostamos no potencial e na riqueza que surgirá da troca. A coordenação do Entrando na Dança, Blackyva e Diego Cazul irão numa decisão coletiva realizar a seleção posterior des 10 intérpretes criadores que irão compor o elenco do projeto.

Demonstramos o nosso cuidado e respeito com a cena ballroom e seus agentes. A ideia desta edição do Entrando na Dança é exaltar e fortalecer a cultura ballroom e as identidades queer.