PARTICIPANTES

BLACKYVA

Direção Artística – Blackyva

 

Blackyva, nascida na favela da Rocinha (RJ), Blackyva se investiga por diferentes linguagens e territórios cênicos. Artisticamente tem se utilizado da dramaturgia teatral e musical como forma de expressão. Atriz, cantora e compositora. Em 2015 ingressou na Escola de Teatro Martins Penna. Ainda em 2015 teve oportunidade de fazer uma viagem a Brasília para se apresentar na Conferência Nacional da Juventude ao lado de Karol Conka e Emicida. Em 2016 participou do movimento Teatro Pela Democracia (RJ), gravando seu primeiro single “Diligência”. Em 2017 integrou a mesa de debates da GLOBO na FLIP. Foi convidado para fazer Co-criação do programa de Lázaro Ramos no Globo LAB 2017. E ainda em 2017 integrou o elenco do espetáculo “A Comédia e a Tragédia da América Latina” (Teatro Municipal RJ) ao lado de Caco Ciocler e Júlia Lemmertz e SELVAGERIA. Em 2018 lançou o projeto “Made In Quebrada” com artistas do Rio Grande do Norte, São Paulo e Bahia, tendo gravado um EP com 5 músicas e lançado 2 clipes. Em 2019 integrou o elenco de Latino América (RJ) e FIM (SP). Também no ano de 2019 lançou o seu primeiro EP solo intitulado #Dichave, onde teve uma de suas canções regravada pela Mc Rebecca.

INTÉRPRETES

Brainer Lua

aka Camylla Império

@brainerlua

Brainer Lua é artista, Mulher Trans, 24 anos, massoterapeuta e moradora do Complexo do Pinheiro – Maré. Graduanda em Teoria da Dança pela UFRJ, pesquisadora e produtora da cultura ballroom carioca.

Produziu diversas balls com a cultura Trans carioca, por esse meio é filha e princess da KiKi House of Império desde de 2019, trazendo vários grand prizes com voguing famme performance e old way. Com 21 Grand Prizes, ela também é intérprete formada por Augusto Boal em 2016.

Bailarina de dança clássica, viajou para SP e MG expandido a cultura e a sua corpa por esses estados. Hoje, leciona para um grupo de jovens Trans da favela utilizando a didática ballroom e suas trajetórias de vida.

KIKI HOUSE OF IMPÉRIO

Luky_roh

aka Father Luky Império

@luky_roh

Morador da comunidade da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, aos 13 anos começou os estudos na dança de salão e aos 14 na cena ballroom. Tem conhecimento em danças urbanas e hoje, com 21 anos, vem se aprofundando na cena vogue nacional e internacional.

Father da Kiki House of Império e Prince da Legendary icon House of Revlon, já ministrou aulas de vogue pelo Brasil e Chile e no ano de 2019 viajou para Paris voltando para casa com 5 troféus representando o Brasil nas balls francesas.

Já realizou trabalhos com artistas como Valesca Popozuda, Pabllo Vittar, Preta Gil, Karol Conká, Malia, Glória Groove e em programas como Amor & Sexo.

KIKI HOUSE OF IMPÉRIO

Robson Pereira

aka Prince Kill Bill Imperio

@killbillbc

Kill Bill tem 20 anos e mora no Complexo da Maré. Deu início aos seus estudos no vogue no ano de 2018 no projeto de extensão ComuniDança da UFRJ e desde então fomenta a cena ballroom produzindo balls e viajando o Brasil.

Prince da Kiki House of Império (@houseofimperiio), participou de workshops como o BH Vogue Fever e outros eventos online. Já acumula mais de 20 grand prizes além de ter sido premiada como a melhor Buthqueen do ano.

Junto de sua kiki house, leciona aulas sobre a cultura ballroom dentro das favelas, levando aprendizados e ensinamentos que contemplam o movimento de todas as corpas.

 

KIKI HOUSE OF IMPÉRIO

Victor Hugo

aka Ciara Império

@victor.voficial

@ciarawestimperio

Victor Hugo tem 23 anos e é da cidade de Niterói e trabalha com dança em um projeto em São Gonçalo. Comissário de bordo mas não exerce a profissão, inicia seus estudos no vogue no ano de 2017 no município de Volta Redonda. Em seu primeiro evento ballroom, o BH Vogue Fever, foi apadrinhado pela Kiki House Caliandra, casa Brasiliense que hoje não existe mais.

De volta ao Rio de Janeiro, passa a participar de aulas, workshops e balls. No ano de 2019 foi convidado a fazer parte da House of Labeija, a primeira casa mainstream da cena ballroom no mundo. Depois de deixar a House of Labeija, passa a integrar a House of West, de Nova York. No Rio de Janeiro, integra a Kiki House of Império.

Nas balls caminha nas categorias vogue femme soft and cunt/female figure, face e hands performance.

 

 

 

 

 

KIKI HOUSE OF IMPÉRIO

Tai Cazul

@taimattos_cazul

Tai Cazul Ninja, tem 26 anos e é moradora do Méier. Dançarina, Modelo e futura pedagoga, participa da cena Kiki Ballroom desde 2017 e Mainstream desde 2018 (ex Milan – atual Ninja), caminhou em diversas Balls nas categorias Old Way, Runway, Best dressed e Face. É a atual mother da Pioneer Kiki House of Cazul (@houseofcazul).

Produtora geral e tesoureira no coletivo Hell de Janeiro Ball, também atua na direção artística de boa parte dos eventos produzidos pelo coletivo. Desde 2017 articulando, inspirando e acolhendo pessoas para a cena, idealizou projetos como o Voguenic, com intuito de aproximar a vivência do voguing a atividades de lazer familiar, entre Balls e rodas de conversa na cena carioca.

Também teve oportunidade de ministrar Oficinas de Old Way no CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical), na residência artística Corpos Estranhes realizado na Associação Cultural Despina, no evento Space Ball, online através do evento beneficente Mothers Ball, workshop de recompensa para as doações feitas para Casa Nem no projeto Circuito Nem e no Ninja Fronteiras Project.

PIONEER KIKI HOUSE OF CAZUL

Nickols Wally

aka Princese Wallandra

@wallandra.xtravaganza

Praticante do heels /stiletto, produtore de moda e coach de modelos, formade em designer de interiores. Iniciou profissionalmente na área artística da dança em 2014, na escola contemporânea Studio A (Salvador), participando em 2 espetáculos no Teatro Castro Alves (Salvador/Bahia) e competições no Bar Burlesque em 2015.

Iniciou seus estudos no Voguing em 2016 na House of Cazul, aprimorando-se em Vogue femme soft and cunt e Runway. Membre da Iconic House Of Xtravaganza, adotade pelo Icon Father Jose Xtravaganza.

Participante de eventos internacionais como Africa Ball (Paris), Workshops na Global Dance Center (Holanda) e On Heels, CHD (Brasil). Co Production da Hell De Janeiro Ball, fomentando a cena, ações de inclusão ballroom e eventos.

Participou da performance da readaptação da música Vogue – Madonna, dublada por Daniele Winits, no quadro Show dos Famosos no Domingão do Faustão.

 

 

 

 

PIONEER KIKI HOUSE OF CAZUL

Rebeca Zaa

aka Solaria Cazul

@rebecazaa

Bailarina clássica e contemporânea do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Rebeca tem 22 anos e é moradora da zona norte do Rio de Janeiro. Formada pela escola Alice Arja e pelo Ballet de Miamy, atua como professora e coreógrafa no Centro de Dança Rio, Petite Danse e Alice Arja.

Atuando também como bailarina de dança de salão, é professora na escola de dança Jaime Arôxa. Campeã nacional de Zouk, Bolero e Salsa Solo.

Voguer na House of Cazul, caminha principalmente nas categorias New Way e Face.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PIONEER KIKI HOUSE OF CAZUL

Caio Mota

aka Piri Oorun Odara

@piricaio

Com 26 anos, Caio é uma bixa-artista-nortista natural de Rio Branco (AC), graduado em audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB), onde, em 2018, conheceu a cultura Ballroom através das oficinas oferecidas pela extinta kiki House of Calliandra (DF), da qual também foi membro.

Com sua pesquisa artística voltada para construção do desejo em corpos dissidentes, procurar aplicar a estranheza à esse corpo performático nas categorias que estuda e caminha: Runway e Vogue Femme. Com o passar do tempo foi se aprofundando mais na cena nacional, frequentando alguns bailes da cena mainstream como Vera Verão (SP) onde obteve seu 1º Grand Prize. No fim de 2019 foi membro criador da Casa de Oorun Odara (DF), onde permanece até hoje.

Tendo estudado parte de sua graduação também na UFF em 2017, decide voltar ao Rio de Janeiro no ano de 2020 em busca de expandir seu trabalho como artista e performer, aplicando seu histórico teatral na performance de voguing.

 

 

 

 

 

 

CASA DE OORUN ODARA

Maylla Eassy

@mayllaeassy

Maylla tem 25 anos e é dançarina há 12 anos. Fez aulas de danças nos projetos Attitude Social e Afroreggae. Com o coreógrafo JP Black fez parte do grupo Urban Style (2011 a 2014) e do grupo de gay dance style THE POISON (2012 a 2015). Participou do Festival Panorama em 2014 da residência artística Racha Show e em 2016 da versão carioca do espetáculo The Show Must Go On, do renomado coreógrafo francês Jerome Bel

 

Em 2014 participou de uma residência artística na Arena Carioca Dicró com a coreógrafa Alice Ripoll na criação do espetáculo SUAVE, inspirado no movimento do passinho. Com a Cia Suave, além do espetáculo homônimo, fez parte do 2º espetáculo da companhia, CRIA. Com mais de 150 apresentações que passaram por 11 estados brasileiros e em turnês internacionais passaram pelos seguintes países: Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Portugal, Noruega, Suécia e Suíça.

 

Participou de batalhas de vogue em São Paulo e em Bruxelas/Bélgica, além de ter feitos alguns workshops com a até então Cia Cazul, atual Pioneer Kiki House of Cazul. Atualmente além de fazer parte da Cia Suave é dançarina oficial da festa MARA. Como mulher trans, negra e periférica a dança é a sua ferramenta representatividade, de resistência e existência.

007

FEHILARY

@fehmininah

Fehilary, artista multilinguagem, graduanda em dança pela UFRJ, pesquisa a corpa como mecanismo de resistência frente a cisheteronormatividade.

Conheceu a cena ballroom em 2019, tendo caminhado em categorias como Best Dressed, Vogue Performance e Sex Siren. Em 2020 se torna parte da casa Mamba Negra capítulo Rio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

KIKI HOUSE OF MAMBA NEGRA

END_Mapa_Logos_S_03 - 5 (2)